“Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” (Mateus 23.33)
Jesus Cristo encerra sua série de “ais” com um questionamento perturbador para os escribas e fariseus. O Mestre dos Mestres pergunta para eles como escapariam da condenação do inferno. A pergunta deveria sugerir uma resposta óbvia para aqueles que tinham a missão de interpretar e ensinar a lei, mas tinha uma conotação crítica, pois expunha a maior fragilidade dos líderes religiosos daquela época: eles conheciam a Palavra de Deus, mas praticavam apenas o que era superficial.
Aqueles que afirmavam pertencer ao povo de Deus admitiam que seus pais eram os responsáveis pela morte dos profetas. Além disso, Jesus afirma que os profetas, sábios e mestres que seriam levantados, certamente os líderes da Igreja Primitiva, também seriam perseguidos, flagelados e mortos por eles. A predição de Jesus se cumpriria no martírio dos apóstolos e na perseguição aos cristãos.
Jesus condenou os escribas e fariseus porque apesar de aparentarem exteriormente serem santos e justos, tinham o coração duro e buscariam maneiras de mata-lo, assim como faziam a todos que se levantassem para questionar seus desmandos. Para escapar da condenação do inferno é insuficiente viver uma aparente religiosidade, Jesus Cristo queria que seus discípulos tivessem atitudes santas, representando o Reino dos Céus.
Pr Marco Feliciano Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário